Projectos para os filhos… trabalhos para os pais!!

Se têm filhos em idade escolar, ou até mesmo no infantário, sabem bem do que estou a falar. São os projectos de artes manuais propostos pelas escolas, expostos depois para toda a gente ver.

Quando uma das minhas filhas frequentava a sala dos 5 anos, pediram às crianças ( às crianças, isto é uma piada! ) que fizessem uma máscara de carnaval a partir de um prato de papel. A proposta era engraçada, sem dúvida. Na altura, lembro-me de ter pesquisado no Pinterest e há ideias verdadeiramente fantásticas, de facto. Mas não para serem executadas por crianças com 5 anos.

Acabei por resolver fazer um sapo, porque pareceu-me que não fazia sentido nenhum escolher algo demasiado elaborado. Afinal o trabalho era para os filhos ou para os pais?

a ideia é mais ou menos esta:

a7452ce193e28aa8fb021cfdc98653ee Cropped

Portanto, resolvi fazer algo simples, de maneira que a miúda pudesse participar completamente: foi ela que pintou, que colou os olhos… Claro que não ficou perfeito, mas ela gostou imenso da experiência e eu pensei que o objectivo tinha sido alcançado.

Mas enganei-me!! Não imaginam a decepção dela, quando os trabalhos foram finalmente afixados no átrio da escola e eram todos verdadeiras obras de arte. Um desses trabalhos era em 3 dimensões, uma tromba de um elefante a sair pelo prato de papel, uma coisa enorme, fantástica, parecia um daqueles troféus de caça, como se vê nos filmes. Mas participação das crianças: ZERO!!

Os miúdos estavam todos orgulhosos dos trabalhos feitos … pelos pais, e eu fiquei a pensar que objectivo pedagógico seria aquele, de pôr os pais a exibir as suas qualidades artísticas e as crianças a admirar os trabalhos deles…

Alex

1

1 comentário

  • Cláudia Dias
    2017-02-01 em 17:49

    O meu filho tem 4 anos e entrou este ano para o jardim de infância e já lhe pediram, ou melhor, aos pais para fazerem imaginem uma guitarra com pelo menos 60 cm e podia ser feita em qualquer material. Ora, os pais já não tem tempo para nada quanto mais para fazer trabalhos manuais com os filhos em casa. Se tivéssemos tempo para isso não estavam na escola. Na escola é que devem trabalhar com eles essa vertente assim como desenvolver outras mais, enfim… O pior é que depois sentimo-nos no dever de cumprir o que a escola impõe. Neste caso, o mérito foi para o Pai que passou o domingo todo de volta da guitarra :) Com o Carnaval à porta nem quero imaginar o que nos vão pedir para fazer….