Preciso de férias… das férias!!

Esperamos pelas férias o ano inteiro. Andamos semanas, senão meses, a planear o que vamos fazer, a sonhar com a praia ou com alguma viagem, a imaginar longos dias preguiçosos para descansar, para dormir uma sesta, para ler finalmente aquele livro que acumula pó na mesa de cabeceira…

Mas no entanto…

A realidade é que, se temos filhos pequenos, as férias não são bem férias, pois não? Ou melhor, são férias, mas só para eles!! Estar de férias com crianças é um trabalho a tempo inteiro!

O logro começa logo com a mala para a viagem. Mãe que é mãe começa a preparar tudo com muita antecedência, mas na verdade só na véspera é que se põe a fazer a mala. Resultado: percebe logo que falta qualquer coisa, que já não tem tempo para comprar. Lá vem o stress.

E mãe que é mãe pensa em todas as eventualidades: os vários fatos de banho, umas roupitas melhores para ir jantar fora, um casaco ou dois para a noite, t-shirts, calções, e mais t-shirts, e mais calções, e saias e vestidos. E depois, os livros que eles não vão ler e os jogos que não vão jogar.

Começa então o marido a barafustar, que é um exagero, que todos os anos é a mesma coisa, que o carro vai atafulhado. Continua o stress. E ainda nem sequer saímos de casa!

As férias são um pouco como sair da nossa zona de conforto. Em casa, temos tudo organizado e controlado. Em férias, é preciso planear cada dia: desde que os miúdos se levantam ( invariavelmente, cedo! ) até que finalmente vão para a cama ( invariavelmente, tarde! ). Temos de os manter ocupados e divertidos, temos de os manter sempre debaixo de olho, temos de assegurar que se alimentam convenientemente, que têm mudas de roupa, muita água para beber e sempre o chapéu na cabeça! Temos que lhes pôr protector e chamá-los para a sombra se estiver muito calor. Temos de ir à agua com eles, fazer castelos na areia, apanhar conchinhas…

Não queremos ser muito rigorosas com rotinas e horários porque são férias! Não queremos ser muito rigorosas com as refeições, porque são férias! Não nos queremos chatear com os miúdos porque, bolas, estamos de férias! Mas no fundo o que queríamos mesmo era uma baby-sitter! Só por umas horitas, vá lá!!

Resultado: andamos numa roda viva para lhes proporcionar umas férias boas. E voltamos de férias… estafadas!! :)

Alex

0