Pão no lixo não!

Quantas e quantas vezes deitamos pão fora porque já está demasiado rijo até para fazermos uma torrada? Por mim falo! Eu, que tenho alergia a desperdícios, sempre que deito pão no lixo sinto um peso na consciência! Mas a verdade é que existe vida para além do pão seco e rijo, e nós podemos reanimá-lo! Há várias opções, como fazer as velhas rabanadas da avó, ou mesmo uma açorda. Mas admito que são opções que dão algum trabalho. O que habitualmente faço lá em casa com alguma frequência é pão ralado e croutons!

Para o pão ralado se aguentar algum tempo numa caixa hermética, opto por torrar primeiro o pão no forno e depois numa picadora basta ralar. Mas por vezes nem sequer torro – coloco o pão seco na picadora juntamente com coentros, 1 dente de alho, raspa de limão, e pico tudo. Coloco numa caixinha e ponho no congelador. Sempre que faço bacalhau no forno, por exemplo, ou outro prato que combine bem com pão ralado, polvilho com esta mistura, e fica delicioso!

Outra opção bastante simpática são os croutons! Também muito simples – cortem fatias de pão seco, pincelem com um bocadinho de azeite e ervas a gosto, e levem ao forno a torrar um bocadinho. Depois é só cortar em cubinhos, e voilá, croutons para uma salada ou uma sopa!

Da próxima vez que estiverem quase a deitar pão no lixo, pensem duas vezes…

Margarida

0