O meu filho quer ir sozinho para a escola

O meu filho mais velho está no quinto ano e na maioria dos dias, só tem aulas de manhã e agora começou a pedir para ir e vir sozinho da escola. Achei amoroso, por ele pensar que, como já tinha dez anos, ia ser uma criança independente. A verdade é que me dava um jeitão que ele andasse sozinho, para eu não andar a “fazer piscinas” ou ter que pedir aos avós para o irem buscar. Além da escola, tem atividades extra-curriculares, o que implica que temos que andar para a frente e para trás. A logística é muito cansativa. Quando nos apercebemos que ia ser difícil, tentámos inscrevê-lo no CTL, mas já não havia vagas…

Quando eu tinha essa idade, claro que ia e vinha sozinha da escola; no “meu tempo” era normal. Eu ia a todo o lado, andava de comboio, de autocarro e bicicleta. Não havia telemóveis e os meus pais só sabiam que eu estava sã e salva, quando chegava a casa. Nos dias de hoje é mais difícil dar um “milímetro de liberdade“. A culpa é toda nossa que os protegemos demasiado. Tenho terror que alguma coisa aconteça aos meus filhos, por isso eles vivem numa redoma de vidro; não os preparei minimamente para isto. Quando me obrigo a dar-lhes autonomia, para crescerem, normalmente falham, porque não estão preparados. Além de que, hoje em dia, há muito mais trânsito e existe uma grande probabilidade de andarem a olhar para o telemóvel, falharem uma passadeira, ou não olharem para ver se vem algum carro.

Não faço ideia, com que idade é que vou permitir que os meus filhos vão para a escola sozinhos, mas sinto que só vou permitir daqui a alguns anos.

Como é que estão a gerir esta situação?

Sweet kisses

Maria

0