Mas que família é esta?

Ontem fui à antestreia, da comédia francesa, “Mas que família é esta?”. O filme está engraçado e retrata a vida de uma “família recomposta” …

O que é uma família recomposta? É uma família em que um dos membros do casal, ou os dois, tiveram filhos de uma relação anterior e voltam ou não a ter filhos. É gerada uma fusão nas famílias, com maneiras de estar diferentes

Esta nova dinâmica familiar tem as suas particularidades; o filho passa a ter dois domicílios, novos irmãos, uma nova relação de parentesco, outras regras.

São estas situações que estão retratadas neste filme. Um dos sete “meios-irmãos”, Bastien, de 13 anos, revolta-se por andar sempre de mochila às costas de casa em casa. Propõe então aos irmãos, que em vez de serem eles a mudarem de casa, sejam os pais a fazê-lo. Arranja uma casa para todos e são os pais que agora andam para lá e para cá! A partir daqui é o descalabro, mas aprendemos lições muito importantes. No final, a ideia de Bastien não é assim tão disparatada…

Não há família perfeitas! Nem a “família tradicional”, nem a “recomposta”.

As mudanças assustam sempre. Infelizmente, não há fórmulas e cada família, tem de encontrar a solução que resulte e que seja melhor para todos.

O fundamental é que haja amor, afeto, união, respeito, compreensão e confiança entre este “novo arranjo familiar”.

Como diz a personagem de Bastien: “Só um cretino pode viver sem amor!”

POSTER CINEMA mas que familia e esta

Sweet kisses

Maria

0