Levante-se já!!

Um artigo da Vogue Brasil deixou-me a pensar muito seriamente num dos piores hábitos dos nossos tempos e que tem um impacto profundo sobre a saúde e a expectativa de vida: o sedentarismo. De facto, cada vez passamos mais horas sentados, a trabalhar em frente do computador, ou em casa, do sofá para a mesa. Mesmo quando saímos, vamos muitas vezes ao cinema ou a um restaurante.  Isto já para não falar nas longas horas que passamos sentados no trânsito.

Resultado: passamos grande parte do nosso dia sentados, com consequências graves como a obesidade, os problemas de articulações e cardiovasculares, o aumento da pressão arterial e do colestrol e até os distúrbios do sono.

Ora, cabe a cada um de nós encontrar soluções no nosso dia-a-dia para contrariar esta tendência. Desde logo, devemos levantar-mo-nos da cadeira pelo menos a cada 2 horas, esticar as pernas e andar um pouco para activar a circulação. Por outro lado, devemos alterar os nossos procedimentos habituais de modo a incluir mais momentos de pé.

Em vez de procurar o lugar de estacionamento mais próximo do seu local de trabalho, porque não estaciona o carro um pouco mais longe, obrigando-se a caminhar, mas também poupando gasolina? E que tal pensar em todas as tarefas que habitualmente faz sentado e ver quais delas não poderá facilmente fazer de pé?

Faça isso. Pela sua saúde.

Alex

0