Fazer pão em casa!

Eu adoro fazer pão caseiro – para mim, todo o processo de amassar, levedar, levar ao forno e ficar com a casa a cheirar a padaria é algo de delicioso! E uma verdadeira terapia, diga-se de passagem! Mas compreendo que a maior parte das pessoas não tenha tempo, nem paciência para este processo. Eu própria já não tenho o tempo que gostaria de ter para me dedicar a fazer pão…daí que quando dei de caras com esta receita, que nem sequer envolve amassar, torci-lhe o nariz durante longos meses! Até que o “zumzum” à volta da receita era tanto que não resisti mais! Depois de pronto, pensei para comigo: porque demoraste tanto a experimentar?!

Para quem não conhece, aqui fica a receita do Artisan Bread:

– 1 colher sopa de fermento seco de padeiro (ou um cubo de fermento fresco, 25 gr)

– 1 colher sopa de sal grosso

– 700 ml de água morna

– 1 kg de farinha de trigo T65

Num tupperware colocar o fermento, o sal e a água. Agitar para que o fermento se dissolva ligeiramente e juntar a farinha (é importante ter tampa se quiser guardar a massa para utilizar posteriormente). Mexer com uma colher de pau até que toda a farinha fica misturada. Tapar e deixar levedar à temperatura ambiente por aproximadamente 2 horas. E voilá, a massa está pronta a ser usada!

Pré-aquecer o forno a 180ºC, polvilhar o pão com farinha e com uma faca de serrilha façam uns cortes decorativos (para parecer mesmo pão tradicional!). Deixar cozer durante meia hora. Um truque que aprendi para o pão ficar com aquela crosta estaladiça é colocar no fundo do forno um pirex com água enquanto o pão coze.

Como é uma massa que rende muito, também tem a vantagem de poder ser guardada no frigorífico. Quando quiserem usar, retirem a quantidade que pretenderem, formem uma bola e deixem a massa descansar numa superfície enfarinhada durante uns 45 min/1h. A massa não cresce muito nesta fase, a magia dá-se no forno.

Depois de testarem a receita base vão querer aventurar-se e explorar a imensidão de possibilidades! Pãezinhos com chouriço…pão com azeitonas, ervas e queijo feta…pão com pesto…e aproveitem também esta massa para fazer uma base de pizza caseira, garanto que não vão querer outra coisa por muito tempo!

Mãos na massa!

Margarida

0