Criar o seu bebé sem fraldas??

kaidangku-chinese-diaper-split-pants

Sabia que na China as crianças não usam fraldas??!! Isto até parece mentira, mas é mesmo verdade. Segundo li, é uma prática tradicional muito seguida principalmente no interior daquele imenso país, embora actualmente em desuso nas grandes metrópoles.

Pelo menos a partir de 1 ano, mas em muitos casos, ainda mais cedo, os pais chineses deixam de colocar fraldas aos seus filhos. As crianças passam a usar umas calças com abertura na zona dos genitais e do rabinho e quando a mãe percebe que a criança quer fazer as suas necessidades, leva-a a um local adequado.

Claro que para chegar a este ponto, é preciso muito treino e estar bastante atento à linguagem corporal de cada criança. O que acontece na prática, testemunhado pelos chocados estrangeiros, é ver as crianças a fazerem xixi e cocó no chão, em qualquer lugar: na rua, nos restaurantes, nos supermercados, nos transportes públicos…

tumblr_inline_mu5cf3EbEa1rsui6q DSC_0639

Confesso que nunca tinha ouvido falar deste costume, embora saiba que pelas mais diversas razões, principalmente a extrema pobreza, muitas crianças no mundo não usam fraldas…

Agora o que me impressionou também foi saber que existe uma corrente ocidental, que defende precisamente que a criança não deve usar nenhum tipo de fralda. São os defensores da chamada higiene natural infantil, que alegam que é possível treinar os bebés para usar os bacios desde muito tenra idade (leia-se : poucos meses de vida).

Naturalmente, que os pais que defendem esta corrente argumentam com uma série de razões: é uma opção menos nociva para o meio-ambiente e mais barata do que as fraldas. Também alegam que os bebés se sentem mais confortáveis sem fraldas (e sem assaduras), que estar em sintonia com as necessidades das crianças fortalece o elo emocional (?) e que promove a autonomia das crianças.

Isto é uma ideia que me parece absurda, porque não acredito que seja possível ” treinar ” um bebé a controlar os esfíncteres.

Enfim… 😛

Alex

bff73f9e4b2e5f8e6778a63e67d62094

 

0