Coisas que devemos saber quando o dia não está a correr bem…

No outro dia, estava muito chateada por ter falhado numa coisa que era muito importante, e esse sentimento estava a destruir-me. Nem conseguia pensar em mais nada. Como os meus mecanismos de defesa, para reagir a esse problema, não estavam a funcionar, fui investigar à internet sobre formas de me libertar desta angústia.

O que encontrei ajudou-me bastante, espero que vos ajude, quando tiverem dias menos bons. De tudo o que li, foram estas frases, que mais me ajudaram a ficar em paz comigo.

Os problemas só têm a importância que lhes damos

A maioria das vezes sobrevalorizamos os problemas. Não estou a falar de uma questão muito grave, ou de saúde. Mas de coisas a que damos muita importância, mas na realidade não são assim tão relevantes. Verbalizar os problemas, pode mudar a sua significância. Desabafar com alguém, sobre algo que nos preocupa, pode dar-nos uma  perspetiva diferente.

Agora, não é para desabafar com todos os seres vivos que encontramos, reviver o mesmo problema, vezes sem conta, vai-nos esgotar ainda mais.

Vai passar

Independentemente daquilo que estamos a sentir, a dor, ansiedade, o medo, com o tempo vai diminuir. E um dia quando dermos por nós, já passou.

Quantos dias maus é que tivemos? Na altura, parecia que não íamos aguentar, que era o fim do mundo, mas passou. E agora quando olhamos para trás, não há qualquer sentimento, em relação a esse dia difícil.

Ou no fim do namoro, quando achamos que nunca vamos esquecer aquela pessoa, mas passado algum tempo, é apenas uma lembrança.

Nada dura para sempre.

Chorar

Chorar ajuda tanto. Quando acabamos de nos desfazer em lágrimas, vem um sentimento de paz tao grande, que ficamos como se estivéssemos anestesiados.

Posso aprender com isso

A vida nem sempre é um mar de rosas. E errar é humano. Se aprender uma lição com o meu erro, posso evitar passar por situações semelhantes, que me façam sofrer.

Não sou uma vítima

Porque é que eu fiz ou disse aquilo? Devia ter agido de outra forma, sou mesmo parva. Mas porquê?

Não é por nos torturarmos, que vamos mudar as coisas, ou atenuar a dor. Quando mais depressa sairmos desse ciclo, melhor.

Amanhã é outro dia

Amanhã tenho uma nova oportunidade de mudar as coisas. É um novo dia. O que aconteceu, já passou. Existem infinitas oportunidades no futuro. Não posso mudar o passado, mas posso ser melhor no futuro.

Posso escolher o que sinto

Se olhar para a situação, posso mudar a forma como a vejo, e tentar desvalorizá-la. Ou mudar o que sinto em relação a ela, pouco a pouco, passo a passo.

Meditar

A meditação ajuda-nos a relaxar. Se concentrarmo-nos apenas na nossa respiração, vamos ficar muito mais calmos.

Só eu me posso ajudar

Está tudo na nossa mente, só eu é que posso decidir como gerir os problemas. Se vou desvalorizar e aceitar os meus erros, ou vou deixar que isso me destrua?

Sweet kisses

Maria

0