Bolo rei em 5 minutos!

Eu sei que já passou o Natal, a passagem de ano e até o dia de Reis, por isso esta receita está fora de tempo. Mas a meu favor tenho o facto de só ontem ter encontrado este pequeno tesouro! Receita da querida La dolce Rita, testada e aprovada em diversos blogs de culinária, achei que não precisava de testar para vos presentear com esta pérola :) Se não a quiserem fazer para breve, guardem-na e testem no próximo Natal! Ou na Páscoa, fazendo algumas alterações…por exemplo, substituir as frutas cristalizadas apenas por amêndoas, acrescentar canela e erva doce na massa, ou pepitas de chocolate…enfim…ideias! Eu acho que vou experimentar este fim de semana :)

Podem ver a receita aqui, com direito a vídeo, http://www.ladolcerita.net/2015/12/bolo-rei-em-5-minutos.html

BOLO-REI EM 5 MINUTOS (receita integral do blog La Dolce Rita)

– 350 gr de farinha (sem fermento, tipo 55)
– 30 gr de açúcar
– 1/4 de colher de chá de sal fino
– 2 colheres de chá cheias de fermento (fermento para bolos, não é fermento de padeiro)
– 2 iogurtes naturais (250 gr no total)
– 80 gr de manteiga derretida (com ou sem sal)
– 1 laranja (raspas)
– 1 limão (raspas)
– 1 colher de chá cheia de canela
– 1 colher de sopa de vinho do Porto
– 150 gr de fruta cristalizada picada
– 200 gr de frutos secos picados grosseiramente
– ovo batido, açúcar em pó e frutas cristalizadas para decorar

Juntar todos os ingredientes numa tigela e mexa com uma colher ou as mãos se conseguir formar uma bola. Não se deve bater a massa, deve-se apenas mexer até a massa se unir.
Transferir para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou untado e enfarinhado) e formar um disco, uma forma arredondada com a massa, com cerca de 3 dedos de altura. Com as mãos dê o formato de bolo-rei, fazendo um buraco no meio.
Pincelar com ovo batido, decore com pedaços de frutas cristalizadas grandes e montinhos de açúcar em pó.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até estar bem dourado. Pode espetar um palito no meio para verificar a cozedura como se fosse um bolo normal. Se o pão estiver a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubra com um pedaço de papel alumínio.

Margarida

0