Biscoitos sem ovos

Anzac cookies – O nome destes biscoitos não seduz, é bem verdade…mas seduz a história por detrás do nome, e seduz o sabor! Estes biscoitos de aveia acompanharam os soldados (Army Corps) da Austrália e Nova Zelândia que combateram nas trincheiras durante a I Guerra Mundial. Como não levam ovos, aguentam muito tempo. Não sei quanto tempo durariam nas mãos dos soldados, mas nas minhas não duraram muito tempo…

Ingredientes (in “Gifts from the Kitchen”)

125g de farinha

100g de coco ralado

100g de flocos de aveia

75g de açúcar amarelo (coloquei 60 gr, e não achei que tivessem ficado pouco doces)

125g de manteiga (coloquei apenas 100 g)

2 colheres de sopa de Golden Syrup (substituí por mel)

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de água a ferver

Preparação:
Misturar os ingredientes secos (farinha, coco, aveia, açúcar). Num tachinho levar a manteiga e o mel a derreter. Enquanto isso, dissolver o bicarbonato de sódio em 2 colheres de sopa de água a ferver, e acrescentar à manteiga derretida. Retirar do lume, juntar aos ingredientes secos e envolver bem (aqui ajuda envolver mesmo com as mãos!).

Moldar bolinhas de tamanho a gosto (não convém serem muito grandes porque os biscoitos crescem). Colocar as bolinhas espaçadas num tabuleiro forrado com papel vegetal, pressionar ligeiramente e levar ao forno (180ºC) cerca de 10-15 minutos (consoante o forno, o tamanho dos biscoitos, e o gosto de cada um – mais tempo no forno, biscoitos mais crocantes!).

Testem e aprovem!

Margarida

0